Feira do granito “arrastou” milhares de pessoas

Feira do granito “arrastou” milhares de pessoas

O arrastão da grande pedra foi um dos momentos altos da Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, que contou com o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Rural, Miguel Poiares Maduro, para ajudar a puxar por uma rocha com mais de 14 toneladas. O membro do governo e o autarca Domingos Dias juntaram-se a mais de 700 pessoas, provenientes das 18 freguesias, que arrastaram a rocha até perto do recinto da feira.

Aqui, o presidente da Câmara realçou a importância do granito na economia local e nacional, envolvendo «um terço da população» do concelho e gerando um volume de negócios que ascende, anualmente, os 100 milhões de euros. Poiares Maduro ressalvou a importância de trazer novas capacidades a produtos tradicionais e em que o setor do granito «é um exemplo para o país».

Durante os dias da feira, de 20 a 23 de junho, foram muitas as atividades económicas, culturais e de lazer, de que se destacam as celebrações do Dia do Município (22 de junho) com a estreia de várias obras de reabilitação urbana na sede de concelho, a apresentação de livros (“Os Granitos de Vila Pouca de Aguiar como fator de desenvolvimento regional” e o guia “Minas e Geologia do Norte de Portugal) e a realização de eventos musicais (II Mostra de Danças do Concelho, Festival Nacional de Folclore do Rancho Aguiarense, Arraial de São João, entre outros).

A décima segunda edição da Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar mostrou ser a maior feira nacional do granito, participada por milhares de pessoas, e em que também se mostram outras atividades nas áreas do comércio, artesanato, restauração e associativismo.

ASG – Contruções & Granitos Lda, esteve presente nesta Feira do Granito

Link da noticia